16:38






Fauna e flora de Rondônia

O Estado de Rondônia é privilegiado em recursos naturais, sua fauna e flora é magnífica, exótica e intensa, que explode em cores deslumbrantes, rica em espécimes, vivendo na harmonia de seu habitat natural.

A fauna e a flora do estado de Rondônia é bastante rica em uma grande diversidade de animais e plantas, isso é explicado pelo fato de que Rondônia esta localizada na região Amazônica. A região Amazônica é rica e variada em espécies, incluindo felinos, roedores, aves, quelonios e primatas, e também uma grande variedade de plantas.

Outro fator que explica bastante a grande diversidade de animais e plantas em Rondônia é o clima e a vegetação.

Clima: No território do estado é possível identificar três tipos de climas:
- Equatorial: possui temperaturas elevadas aliadas a uma grande umidade, há somente três meses sem ocorrência de precipitação (chuva). Essa característica climática gera influência no norte do Estado, nas áreas limítrofes com o Estado do Amazonas e entorno de Porto Velho.
- Quente e úmido: consiste em uma grande quantidade calor e muita chuva, o período de seca dura até dois meses.
- Quente e semi-úmido: esse exerce influência restrita a parte oeste do Estado onde estão situados os municípios de Colorado e Cabixi.
Vegetação: a cobertura vegetal do Estado de Rondônia é diversificada, apresentando vários tipos de vegetação dos quais se destacam:
Floresta Ombrófila Aberta Esse tipo de vegetação é a que mais predomina no Estado, principalmente no leste, sul, norte e na área central do território.
As Florestas Ombrófilas são constituídas por quatro fisionomias vegetais (floresta de cipó, palmeiras, bambu e sorocaba).
Floresta Ombrófila Densa Ocorre em uma área restrita localizada na parte central, é formada basicamente por palmeiras, trepadeiras lenhosas, epífitas e árvores de médio e grande porte.
Floresta Estacional Semidecidual Esse tipo de cobertura vegetal ocorre no sul do Estado, apresenta árvores em número restrito denominadas de caducifólia (árvores que perdem as folhas na seca ou no inverno).
Cerrado Existem “manchas” do cerrado no centro do Estado, esse tipo de vegetação é constituído por árvores de pequeno porte, troncos retorcidos, folhas e cascas grossas e raízes profundas.
Vegetação Aluvial Apresenta-se nos arredores do rio Guaporé, possui características de uma cobertura vegetal formada a partir de arbustos.

A pesar da biodiversidade ser grande, o ser humano esta destruindo e modificando o ambiente, é bastante encontrado em algumas áreas do estado uma vegetação modificada devido ao desmatamento e as queimadas que é uma grande vilã da fauna e flora de Rondônia, a caça e a pesca predatória, apesar de reprimida pelo IBAMA, é bastante praticada no estado, mas isso não acontece somente em Rondônia, mas também ao longo do Brasil e do mundo.

O ser humano é o único animal que destrói o ambiente em que vive, todos os outros animais vivem em harmonia com o seu ambiente, precisamos nos conscientizar antes que seja tarde de mais, pois a natureza tem uma capacidade extraordinária de se recuperar, e no futuro talvez a natureza se recupere, e volte a ser como era antes de nos á destruir, mas resta saber se nós seres humanos iremos fazer parte desse futuro.

0 comentários: